Café Império


(by Miss Blue)

Sabe qual é a melhor maneira de curar a ressaca de ano novo, Mr Budget?? Sabe qual é o remédio perfeito para aquela vontade compulsiva de comer algo profundamente reconfortante e satisfatório, que não enjoe, que acompanhe bem uma imperial ou uma coca-cola, que permita um sentimento inocentemente culpado de indulgência, que nos ponha logo a quebrar aquela eterna resolução de ser mais saudáveis, de comer melhor, de renegar os maus hábitos? No fundo, Mr Budget, sabe qual é a maneira mais rápida de voltar aos maus caminhos do ano velho sem pensar muito no assunto?

Primeiro, tem de beber bastante na noite anterior, e de preferência fazer algumas misturas entre géneros (por exemplo, beber 2 uísques e 3 vodkas depois do champanhe costuma resultar de forma assaz eficaz). Depois tem de beber água antes de dormir para não ficar completamente incapacitado na manhã posterior. Ao acordar, a sua língua deve ter a textura de cortiça e a ausência de humidade que caracteriza as horas quentes de um qualquer deserto comum. Tome banho, lave os dentes, vista-se e apanhe um táxi – ainda não está em condições para conduzir e tentar ir a pé é arriscado: no estado em que está, ainda o chamam para ilustrar os malefícios da bebida no antigo cinema que nunca viu tantos filmes como desde que se tornou igreja e que fica ao lado do sítio que lhe sugiro: o Império.


Ao chegar, ignore a geriatria de alguns empregados e a curiosidade dos restantes por verem um cliente sozinho com menos de 70 anos: sente-se num banco, encoste-se bem e recuse a lista: a única coisa que quer é um magnífico bife Império da vazia, médio-mal passado, com ovo. O pão chega quente à mesa e as batatas aparecem por magia numa travessa complementar. (Já pediu a coca-cola, espero.) Nos minutos seguintes, a única coisa que tem de fazer é afogar religiosamente e de forma alternada, batatas e pão no molho inacreditável que acompanha este bife. Nos meus sonhos mais loucos, acredito que eles usam caramelo. O tamanho é perfeito, a consistência exacta, as calorias não contam aqui e a sensação que a qualquer momento pode entrar um carro do INEM para socorrer os outros comensais é meramente passageira.


Acabe com um café e vá-se embora, preparado para descer a Almirante Reis devagarinho, com a certeza de que está a ser muito marginal e a começar o ano de forma muito mais alternativa que numa qualquer pizzaria da moda a almoçar às 4 da tarde.