Psi


(by Miss Blue)

Mr. Budget,entre o Miguel Bombarda – onde não lhe faria mal uma estadia – e os Capuchos – onde espero verdadeiramente que nunca precise de tratamento clínico – há um pequeno jardim. Nocturnamente ocupado por habitantes sem-abrigo e prostituição travestida; durante o dia é um pequeno ponto de luz na cidade. O jardim não está particularmente bem-arranjado nem tem flora que deslumbre, mas, bem no cantinho, entre uma tenda e dois alpendres, existem umas dezenas de mesas arejadas que o esperam para uma viagem ao mundo dos sabores ecologicamente conscientes.
O Psi é um restaurante diferente, com uma ementa que muda todos os dias e que serve o melhor seitan da cidade. Há sempre uma variedade de seitan com legumes ou seitan com fruta e qualquer que seja a escolha, é sempre muito, muito bom. Por isso, quando lá for, experimente o seitan. Claro que encontra inúmeros outros pratos deliciosos, como cogumelos e beringelas recheados; rotis com recheio deliciosos; badjis e chamuças e paté de beringela de entrada e vários caris para experimentar. Mas, nunca é demais insistir, prove o seitan. Também há chás deliciosamente digestivos servidos à temperatura certa para não perturbar o equilíbrio do corpo – que sabem lindamente com o seitan.
Mas, se quiser desequilibrar um bocadinho, também tem sobremesas deliciosas: mousses de frutas, salame de chocolate com figos e castanhas, mousse do deserto (um delírio calórico de tâmaras e leite condensado), cheesecakes, bolos e uma versão de tiramisu com aveia convenientemente apelidada de psimisú.
O restaurante é muito bem frequentado por uma franja da população que podemos classificar de alternativa, mas que nunca chega a ser freak. Grupos de amigas, casais, hipsters, urbanos pouco deprimidos e, em geral, pessoas com ar tranquilo, ligeiramente erudito ou a caminho do yoga ou de uma qualquer aula de antropologia. Assim, Mr Budget, se se quiser aventurar num mundo alternativo, mas nem por isso menos saboroso, o Psi é o lugar perfeito para se sentar. De preferência, à sombra, num almoço em paz.