38º41’ Altis Belém

(by Miss Blue)



Mr Budget, está a ver aqueles sítios perfeitos com vista perfeita e sofás confortáveis, temperatura amena e luminosidade dourada? Agora junte à perfeição a capacidade de fazer os melhores Cosmopolitans da cidade e obtém a latitude do bar do hotel Altis Belém, virado para o rio e muito bem frequentado, 38 parte de estrangeiros e 41 parte de portugueses que estavam a tentar conseguir mesa na esplanada do À Margem ali ao lado e não conseguiram. Estou a ser maldosa; talvez fosse assim no início ou com meia dúzia de pessoas que por lá aparecem – mas um sítio que reúne crianças civilizadas a dar beijinhos de parabéns à avó e secretários de estado sem medo de beber gin tónico merece a minha atenção. E os Cosmopolitans que servem lá também. Sim, sim, é muito anos 90, mas já passaram 20 anos do hype; já se pode beber outra vez. Neste bar os simpáticos empregados trazem as bebidas acompanhadas por amendoins doces (aha!) e amêndoas salgadas (duplo aha!). A club sandwich deve ser a melhor da cidade e as sanduíches de salmão em pão de centeio são perfeitas para um almoço leve – desde que se prescinda dos cocktails.
Se vem pelos cocktails, venha beber copos de fim-de-tarde suficientes que não lhe permitam levantar a não ser que ingira qualquer coisa. E o que é qualquer coisa? São uns tudo-menos-banais croquetes de alheira que vêm a fumegar para as mesas de apoio. São os pregos do lombo no bolo do caco que fazem qualquer madeirense chorar de felicidade. Os ovos mexidos com farinheira são bons, mas também não há grandes hipóteses de falhar com bons ovos e excelente farinheira. O que é mesmo, mesmo, mas mesmo bom e recomendável e delicioso e perfeito são os Cosmopolitans saboreados ao mesmo tempo que a vista. São rosa, mas não são doces. São grandes, mas um só não chega. São frescos, mas aquecem qualquer má-disposição.
É bom parar aqui onde os marinheiros portugueses se prepararam para conquistar o mundo há 500 anos atrás e beber à saúde deles. É ainda melhor para trazer amigas e falar das conquistas futuras.  E para quem gosta, é onde ainda se encontram marinheiros de água doce de cabelos brancos, blazer azul e botões dourados. E mesmo que a noite acabe com as queixas dos vizinhos do lado que estão “ali, ao lado daquelas gajas todas e não se ouve nada”, é bom estar aqui a rir alto e na desconversa, porque o telemóvel ficou na carteira, a família ficou em casa e o trabalho no computador. Tudo isto por 25 euros, Mr Budget. Lá porque o que estamos a beber é rosa, não quer dizer que sejamos meninas.