Storik



O hype, Mr Budget, tem destas coisas – ahhh, que já não se aguenta tanta pizzaria, é tudo igual, que comum, vamos lá trazer um produto inovador.. hélas, les flammes, pizzas que não são pizzas porque não têm a vulgaridade do molho de tomate e são apresentadas de forma muito mais civilizada, em tabuinhas com espatulinhas que permitem que não lhes toquemos com as mãozinhas e que façamos a figura mais parvinha do mundo ao tentar comê-las de faca e garfo porque, hmmm, são tão estaladiças e têm a massa tão fina que mais parecem batatas-fritas pala-pala, daquelas que não dá para comer com garfo... o Storik fica no Chiado e é realmente um espaço diferente – primeiro porque não é confortável nem convidativo e depois porque é absurdamente caro para o que serve. Os kirs storik são bons e é uma pena que não seja um restaurante menos pretensioso, onde sirvam o que têm a todas as horas, sem termos 3 empregados alinhados em silêncio e gozo absoluto a olhar para nós, que NÃO deviam fazer um ar enjoado e condescendente quando perguntamos o que são flammes, principalmente quando depois não sabem explicar.
Quanto às ditas, provámos 4 – uma de salmão, uma de frango, uma de rúcula e uma clássica de cogumelos – que sabiam a salmão, a frango, a rúcula e a cogumelos... carbonara. Sim, porque a base da maioria das flammes é feita com bacon e natas. Portanto, completamente diferentes da coisa básica e vulgar que é o molho de tomate.
Posso assim, com toda a segurança, aconselhar uma ida ao Storik a quem tiver muitas saudades das primeiras pizzarias dos anos 80 que punham natas em tudo. Ou a quem queira realmente ver como, com convicção, tudo se vende com a conta final de 35 euros. Deve ter sido pelo vinho alsaciano branco muito olvidável que me deu a pior ressaca em anos, tal o teor de coisas erradas que devia conter.
Também estava lá, Mr Budget. O que lhe pareceu?