the Decadente



(by Miss Blue)

Bom, depois de aventuras por tascas perdidas, nada como chegar a um entreposto de civilização e bom-gosto, Mr Budget.
 O the Decadente é a mistura visual perfeita entre moderno e vintage, com a mistura de frequência ainda mais perfeita entre gravatas e Jeffrey Campbells, barbas correctamente cultivadas e cabelos louro-pálido estrangeiros. Se juntarmos à lufada de bom ar que recebemos quando entramos, a simpatia absoluta do serviço e a simplicidade com que encontramos água grátis e copos na mesa, está dado o mote a uma refeição muito feliz, com imensos pontos de observação onde descansar os olhos.
É que este Decadente está cheio de gente bonita e nada decaída – nem em desgraça, nem em gravidade. Os pratos são servidos em ardósias, como que a promover a photo opportunity sem se armarem em chiques.

 A carta de vinhos (com várias opções a copo) sugere que aproveitemos cada minuto do sol na esplanada e os menus diários a €10 (entrada, prato e sobremesa) ajudam-nos a perceber que as antigas cadeiras de cantina forradas a pele são de certeza confortáveis para podermos saborear cada garfada de cada prato da refeição.

Demoramos tempo no Decadente, porque o tempo é o maior luxo de todos. Almoçar com conversa, entre uma bruschetta demasiado torrada e uma salada saborosíssima; entre um arroz cremoso de peixe fresquíssimo e uma maçã assada com redução de vinho tinto a fingir que é saudável; parando para tirar fotos aos pratos e olhar à volta; para ouvir as palavras sorridas numa língua nórdica numa ponta da sala e a power presentation de um plano de marketing na outra; para apreciar outfits dignos do Alfaiate Lisboeta e fatos Barney Stinson-style, é, de facto, uma decadência de boa vida ao almoço.

Sair de lá directamente para o miradouro de S Pedro, com Lisboa banhada a luz pura de início de Primavera e respirar o ar frio, é Mr Budget, um dos luxos mais acessíveis a que pode aspirar.

(photo credits: meus e Zee)